Inaugurações, lançamento de projetos e anúncio de obras marcaram hoje (10) os 167 anos de emancipação política da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

O governador Jaques Wagner chegou ao município por volta do meio dia e deu início à agenda do dia no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, que foi completamente reformado após vinte e seis anos de existência.

O Ministério dos Esportes, a Sudesb e a prefeitura de Vitória da Conquista investiram juntos R$816.480,16 nas obras de recuperação e construção de novos equipamentos, como placar eletrônico, tabelas de basquete profissionais, dois campos de futebol society e pista de skate.

“A qualidade de vida eleva as consciências e o esporte ajuda a qualificar a vida de esportistas e de suas famílias, principalmente quando o equipamento é bem estruturado, como o ginásio Raul Ferraz”, afirmou Cássia Damiani, assessora especial do ministério dos esportes que veio de Brasília representando o ministro baiano Orlando Silva.

Na solenidade, foi lançado o Programa Semeando (leia no site matéria sobre o assunto), com a distribuição de sementes de feijão, milho, mamona, vigna e hotaliças para dez mil agricultores da região. O Governo do Estado, por meio da Seagri, vai investir R$ 10 milhões de reais no programa de assistência e capacitação técnica para o benefício de 70 mil trabalhadores rurais da Bahia.

No mesmo ato, foram assinados dois contratos do PAC/Saneamento com a Caixa Econômica Federal para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município que terá cobertura estendida dos atuais 48% para 90% da população.

Serão realizadas 34 mil novas ligações domiciliares e construída uma nova estação de tratamento de esgoto fora do perímetro urbano. Quase 216 mil habitantes deverão ser diretamente beneficiados com as obras.

Convênio com a prefeitura vai possibilitar obras de urbanização de favelas, drenagem e saneamento nos bairros Loteamento Panorama II, Petrópolis, Cruzeiro, Poço Escuro e Nova Cidade. 80 unidades habitacionais vão ser erguidas no Loteamento Vivendas da Serra e 516 casas de Pedrinhas, Nova Cidade, Panorama e Cruzeiro terão melhorias.

Saindo do aluguel

A inauguração dos conjuntos habitacionais Vila Grécia e Vila América marcou também marcou a agenda de Wagner em Vitória da Conquista.

Com 172 apartamentos de dois pavimentos, o Vila Grécia foi construído em um ano por 600 operários locais. O empreendimento, viabilizado através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) tem prestação subsidiada pelo governo federal. Cada família arcará com uma mensalidade de apenas R$151 reais.

No Vila América, foram entregues duzentas casas à população de baixa renda. A dona-de-casa Laurita Alves do Santos foi a primeira contemplada com a chave da casa própria: “É muita alegria, estou muito feliz. Desde sempre pago aluguel e esse dinheiro que vai sobrar vai servir para eu e meu filho vivermos melhor”, desabafou.

Acompanhado do prefeito José Raimundo Góes, dos secretários Afonso Florence (Sedur), Rafael Amoedo(Indústria e comércio), Geraldo Simões (Seagri), Nilton Vasconcelos (Trabalho e esporte) e do vice governador Edmundo Pereira, o governador finalizou a sua visita a Vitória da Conquista com a inauguração da terceira loja da Cesta do Povo na cidade, localizada no bairro da Patagônia.