Compreender os caminhos do desenvolvimento e o lugar do Brasil e do Canadá no processo da produção do saber.
Esses são os grandes objetivos do IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan), que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro.

O evento, que nesse ano tem como tema Brasil/Canadá: Conexões, Saberes, Desenvolvimentos, irá acontecer na Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o co-patrocínio do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de outras instituições de ensino superior do país (IES).

Durante o congresso, a consolidação da parceria da Abecan com tradicionais IES do país estará sendo tratada, através de debates sobre os dilemas da modernidade, os desafios da ciência e as diversidades culturais.

De acordo com o coordenador do NEC e membro do conselho acadêmico da Abecan, Edson Miranda dos Santos, nesta edição, a Uneb participará da programação com um número recorde de docente e estudantes.

“Existem representantes da Uneb na maioria das mesas, seminários, apresentações de trabalho e lançamento de publicações. Isso acontece devido à crescente qualificação dos professores, permitindo assim, estarmos presentes de forma mais incisiva”, afirmou Santos.

Entre as publicações a serem lançadas pelo NEC/Uneb, está a décima quinta edição da Revista Canadart, no dia 13.

Ao promover o encontro de professores, pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil, do Canadá e de outros países, a Abecan reforça o espaço de diálogo entre os saberes numa perspectiva comparatista, em que o Norte e o Sul das Américas encontram o seu canal de junção.

Os países que estarão representados são Canadá, México, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha e Alemanha.