A expectativa entre os setores de turismo do estado e a administração do Terminal Turístico de Salvador é de que a temporada de cruzeiros marítimos deste ano supere a de 2006, quando desembarcaram na capital baiana 117 mil turistas, enquanto para este ano já estão confirmados entre 145 mil e 150 mil. Desses, cerca de 25% são do exterior.

Diante desse aumento, a Secretaria Estadual de Turismo e a Bahiatursa já começaram a planejar todo o esquema receptivo para bem recepcionar os visitantes que chegam a Salvador a bordo de transatlânticos. Para a temporada 2007/2008, estão asseguradas 93 atracações na capital e até abril, final de temporada, outras ainda devem ser confirmadas.

Além de Salvador, Ilhéus é outro importante destino de cruzeiros. Para a atual temporada na cidade, já estão confirmadas 36 atracações, número que deve ser ampliado para 45, até abril.

Boa infra-estrutura

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado (Sindetur), Alexandre Garrido, mesmo com um espaço receptivo considerado ainda pequeno, o terminal de turismo do porto de Salvador mantém a infra-estrutura necessária para um atendimento básico.

Em Ilhéus, o início da temporada está previsto para 10 de dezembro, com o transatlântico italiano Costa Victória, que tem 252 metros de comprimento, com capacidade para 3.100 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Entre os navios confirmados para atracar no porto de Ilhéus, estão MSC Opera – que fará 12 escalas em Salvador –, Grand Mistral, Costa Clássica, MSC Armonia e Zenith, além do Costa Mágica – o maior a navegar na costa brasileira.