A assinatura de um convênio de cooperação técnico-científica e cultural entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Secretaria da Educação do Estado (SEC) marcou, hoje (12) a abertura do seminário Nova Escola, realizado no Teatro Hora da Criança (Lucaia). O acordo vai permitir uma maior aproximação entre pesquisadores da Ufba e professores das universidades estaduais para o desenvolvimento de pesquisas, metodologias e novas propostas pedagógicas que visam melhorar a qualidade da educação no estado.

O convênio se desenvolverá em duas vertentes – inovação e experimentação educacional e realização de estudos e pesquisas na área de educação. Para financiar as atividades, foi elaborado um projeto para captação de recursos e constituição de um fundo de R$ 26 milhões para 2008. Na abertura, estavam presentes o governador Jaques Wagner, o secretário da Educação, Adeum Sauer, e o reitor da Ufba, Naomar Almeida.

Ao discursar para o público, o governador falou a respeito dos índices negativos que marcam o quadro da educação na Bahia, como as altas taxas de repetência escolar e de distorção idade-série. “Temos feito um grande esforço para minimizar essas marcas tão danosas e tenho certeza de que a população está atenta a essas mudanças”, disse Wagner.

O secretário Adeum Sauer, acrescentou que o convênio com a Ufba visa, justamente, a reversão desse quadro. Ele observou que, por dificuldades e problemas de calendário, um aluno costuma levar um ano e meio para concluir o ano letivo no estado, seja no ensino médio ou particular. “Além disso, a Bahia é campeã nacional em defasagem escolar”, ressaltou.

O reitor Naomar Almeida explicou que o acordo de cooperação também vai permitir que estudantes da Ufba realizem estágios nos órgãos do governo. “Vamos disponibilizar a tecnologia que a universidade detém para a discussão de novas metodologias educacionais e, assim, contribuir para a difusão do conhecimento”, declarou.

O seminário, que prossegue até quarta-feira (14) e integra as atividades da 1ª Conferência Estadual de Educação, terá uma programação diversificada. Amanhã (13), quatro vídeo-conferências serão realizadas no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, com a participação de pesquisadores da área de educação e transmissão para 40 salas de aula espalhadas pelo estado. Na quarta, pela manhã, nove mesas redondas vão se formar, no Pavilhão de Aulas da Ufba, no Canela, para a discussão de temas como qualidade na educação, inovação educacional, esporte, protagonismo juvenil, arte-educação, cultura, meio ambiente, saúde, ludicidade e diversidade cultural. A apresentação musical do violonista Mario Ulloa encerrará o evento.