Jequié refletiu o clima quente de sua terra, na recepção calorosa aos cerca de 417 participantes da 1ª Conferência Regional da Educação Básica, que ocorreu na sexta-feira e sábado (9 e 10) na cidade. Espetáculos teatrais, música e poesia, todos encenados por artistas da casa, marcaram o evento, a primeira das 32 Conferências Regionais da Educação Básica da Bahia que o governo, por meio da Secretaria da Educação, realizará no estado.

Com a participação maciça da comunidade escolar e sociedade civil regional, a plenária do encontro aprovou um documento com 28 propostas, contemplando os diversos segmentos da educação básica, que será apresentado na Conferência Estadual, em dezembro, na capital. Foram eleitos 43 delegados para representar a região no evento.

O ineditismo da conferência foi o ponto mais ressaltado na solenidade de abertura. “É a primeira vez que se faz uma Conferência da Educação reunindo pais, estudantes, gestores e pessoas da sociedade”, declarou Penildon Filho, representante da SEC, enfatizando o envolvimento dos atores sociais na gestão escolar. Para o diretor da Direc 13, Roberto Gondim, nada mais justo do que escutar quem “realmente conhece o chão da escola, quem acompanha o dia-a-dia escolar. Estamos implantando um novo olhar sobre a Educação, e a conferência é mais uma ação nesse sentido”.

A diretora regional da APLB-Sindicato, Dilma Santana, declarou ser brilhante a iniciativa dos governos federal e estadual. “Os temas foram bem selecionados, o que contribuirá para a riqueza das propostas, no intuito de qualificar a educação básica”, afirmou.