As principais transformações no mundo do trabalho, a divisão internacional do trabalho e a relação entre a educação e o trabalho nortearam a palestra, que o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Márcio Pochmann apresentou na manhã de hoje (13), no seminário Desafios para a inserção de profissionais no mercado de trabalho.

Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) o seminário acontece durante todo o dia no auditório da Secretaria de Infra-estrutura no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A importância do Seminário para a aproximação da Setre com as empresas que ofertam vagas de trabalho e os órgãos que qualificam profissionais foi ressaltada pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos na abertura do evento. Ele lembrou que esse ano a Setre deve oferecer 22 mil vagas para qualificação. “No próximo ano vamos dobrar essa oferta”, informou o secretário.

Durante a palestra, Pochmann deixou claro, através dos números, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. “Dos 9,1 milhões de brasileiros desempregados, 1,7 milhão, ou 18% do total, têm alguma qualificação que permite ocupar essas vagas, sendo que a carência maior está nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país”, relatou.

À tarde aconteceu uma mesa-redonda discutiu o Perfil profissional requerido pelo mercado e as demandas de qualificação, mediada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Carlos Pessoa. Encerrando o seminário o consultor empresarial, Raul Marinuzzi, apresentou a palestra Gerenciando sua empresa como uma orquestra.

Participaram do evento cerca de 200 pessoas entre representantes de sindicatos, do setor empresarial, faculdades, órgãos públicos e associações.