Uma frente fria que avança pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste brasileiro aumenta os índices de umidade do ar e traz chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos. Na Bahia, esse sistema associado às temperaturas elevadas registradas nos últimos meses deve intensificar as chuvas nas regiões Sul, Sudoeste, Chapada Diamantina, Oeste e São Francisco. As informações foram divulgadas hoje (22) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH).

Para o final de semana, a passagem dessa frente fria eleva os índices de umidade relativa do ar e provoca queda nas temperaturas, com máximas variando entre 30ºC e 34ºC nessas regiões. (No período mais crítico de seca, as temperaturas máximas chegaram a 40ºC no Oeste e Norte). Este cenário também favorece a redução dos riscos de ocorrência de focos de queimadas no estado. As menores temperaturas na Bahia deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas chegando aos 19ºC.

Esta frente fria também deve influenciar as condições do tempo nas regiões Norte, Nordeste e Recôncavo, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, onde o céu deverá se manter nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 20ºC e 32ºC.

O aumento da nebulosidade causado pela passagem de uma frente fria ainda mantém elevada a incidência de radiação solar em todo o estado, tendo como conseqüência a elevação nos Índices de Radiação Ultravioletas (IUV). Os índices 11 e 12 previstos para o período entre os dias 23 e 25 de novembro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O mar deverá ficar agitado em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas de até 2,5 metros.