A II Conferência Estadual do Meio Ambiente será lançada oficialmente amanhã (23), no auditório do Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela, a partir das 14 horas. O evento terá a participação de representantes do segmento dos trabalhadores, sociedade civil, universidades, comunidades tradicionais, poderes públicos e setor privado.

O encontro será transmitido por meio de videoconferência para os 16 municípios que vão sediar os encontros regionais. A iniciativa permite uma ampla participação da sociedade nas discussões de políticas públicas, voltadas para a construção de soluções ambientais locais.

Os debates e as propostas das conferências regionais vão embasar a II Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em março de 2008. As deliberações do estado serão apresentadas durante a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília.

O tema discutido durante as conferências será Mudanças Climáticas, Território e Sociedade. A proposta é disseminar o conhecimento técnico-científico e político, relativo ao tema, e identificar soluções para minimizar os impactos do aquecimento global.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Juliano Matos, falará sobre o tema e a importância da conferência. “Vamos garantir o diálogo do poder público com os movimentos sociais e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, em suas diferentes conformações naturais, de forma descentralizada e participativa”, afirmou.

Dezesseis municípios pólos do estado vão sediar as conferências regionais até o final de dezembro. A próxima será em Camaçari, nos dias 28 e 29 de novembro, reunindo 28 municípios do Litoral Norte, parte da Região Metropolitana de Salvador e agreste de Alagoinhas.

Nos dias 29 e 30 de novembro, será a vez de Jequié sediar a regional, abrangendo os municípios do Médio Rio das Contas, totalizando 16 cidades do interior. Salvador vai sediar a conferência regional, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.