As inscrições para o processo seletivo do Colégio da Polícia Militar (CPM) prosseguem até 7 de dezembro nas unidades dos Dendezeiros, em Salvador, e do interior do estado, sempre das 8h às 18h. Até lá, a expectativa é de alcançar a marca de 60 mil inscritos para o ensino fundamental e o 1º e o 2º ano do ensino médio em toda a Bahia. Os alunos aprovados, que terão direito à assistência médica e odontológica, serão selecionados após a realização de uma prova de conhecimentos básicos no dia 16. As inscrições, que são gratuitas, começaram na última segunda-feira.

Apesar da enorme fila verificada hoje (28) do lado de fora do colégio, as inscrições transcorrem sem tumulto em Salvador. Foi com tranqüilidade que a telefonista Olívia Maria Santiago de Castro conseguiu inscrever a filha Kaísa, 10 anos, para concorrer a uma vaga na 6ª série. “Sei que o ensino do colégio é de referência e estou confiante de que tudo vai dar certo. Minha filha vai passar na prova e ficar com a vaga”, disse Olívia.

O mesmo otimismo foi encontrado no policial militar Valdir Silva Soares, 36 anos, que foi inscrever o filho Vitor, 9 anos. “Espero que ele estude bastante para passar na prova. E se depois ele quiser seguir a carreira militar, vou apoiá-lo”, comentou.

O diretor adjunto do CPM, o major Welder Oliveira Menezes, orienta a população que não é necessário dormir nas filas. “Não há motivo para isso, pois ainda faltam nove dias para o término do prazo para a inscrição”, avisou. Ele explica que 70% das vagas são reservadas para filhos de policiais militares, de funcionários civis da PM e do CPM, de ex-alunos e de professores do colégio.

Os 30% restantes são vagas para a população de modo geral, que não participava do processo há seis anos. Embora os percentuais estejam definidos, ainda não há um quantitativo total de vagas a ser oferecido, já que o ano letivo de 2007 ainda está em curso.

O CPM tem uma trajetória de 50 anos de contribuição na educação e formação moral e intelectual do cidadão. São quatro unidades na capital (Dendezeiros, Lobato, Ribeira e Avenida Luis Tarquínio) e sete no interior, nas cidades de Candeias, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista. No total, são 20 mil alunos estudando no CPM – 10 mil deles em Salvador.

Quem estuda no CPM não pode perder o ano duas vezes seguidas e deve manter determinado número de pontos em cada disciplina. Se os pontos não forem suficientes ou o aluno apresentar comportamento inadequado, ele será submetido a um conselho disciplinar.

Os estudantes já conhecem todas as regras, como a garota Kelle Almeida, 15 anos, que cursa a 7ª série e percebe que o CPM é mais rigoroso em comparação com a escola que estudava anteriormente. “Aqui, nós temos mais disciplina e há um maior rigor quanto ao uso correto do fardamento e ao respeito com o patrimônio público”, disse.

Documentos para inscrição

• Fotocópia e original da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do candidato
• Duas fotos 3×4
• Atestado de escolaridade
• Documento de identidade do responsável
• Para quem é funcionário da PM, é necessário apresentar o contracheque e o documento de identidade funcional