O Programa de Inclusão Sócio-Digital do Governo da Bahia, que atende, atualmente, 364 municípios baianos, por meio dos Centros Digitais de Cidadania (CDCs), recebe, amanhã (dia 5), às 17h, em Brasília, no auditório da Confederação Nacional do Comércio, o Prêmio Professor Samuel Benchimol. Trata-se do reconhecimento da entidade ao trabalho de responsabilidade social executado pelo programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Cidadania Digital vem garantindo à população baiana, o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, por meio dos recursos tecnológicos das redes de computadores. Os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) são salas com microcomputadores equipados com softwares livres, conectados à Internet banda larga.

Os computadores podem ser utilizados pelos usuários para acessar as páginas web, o correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas, bem como para capacitação, por meio dos cursos e oficinas oferecidos nos centros. Recentemente, o Cidadania Digital foi premiado na etapa nordeste do Prêmio Finep, da Financiadora de estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia.

O coordenador Executivo do Programa, Joaquim Galo, representará o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, na homenagem. Participarão da solenidade, os ministros Miguel Jorge (Indústria e Comércio) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).