A Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado iniciou, às 14h de hoje (5), no auditório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), treinamento em cardiologia para médicos reguladores de Salvador e municípios do interior.

O principal objetivo do evento é capacitar os profissionais para a realização de julgamento crítico quanto às indicações para implante de marcapasso cardíaco artificial permanente e cárdio-desfibrilador implantável, com base nas diretrizes nacionais e internacionais atualmente disponíveis.

Com a capacitação, espera-se regular as solicitações para implante de marcapasso artificial conforme as diretrizes assistenciais disponíveis, realizando autorizações prévias dos procedimentos, além de garantir que situações de urgência e emergência sejam prontamente identificadas e tratadas, independentemente de pré-autorização, desde que os critérios de indicação sejam devidamente observados.

A expectativa dos organizados do treinamento é fazer com que o gestor também conheça a demanda de indicações de marcapasso e cárdio-desfibrilador na rede do SUS na Bahia.