Uma comitiva de empresários franceses está na Bahia para conhecer a experiência do Programa Estadual de Biodiesel. O grupo se reuniu, hoje (5), com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, e esta semana cumpre uma ampla agenda de visitas.
Os franceses conhecerão usinas industriais de biodiesel localizadas em Iraquara e Simões Filho e propriedades de agricultores familiares que plantam mamona, matéria prima para o biocombustível. Também terão reuniões com a Cooperativa de produção e Comercialização da agricultura familiar do Estado da Bahia (Coopaf) e Petrobras.
Segundo o secretário, os franceses estão interessados na inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva para que a produção do combustível, na França, siga os mesmos padrões da Bahia. “Como contrapartida, foi aberta a possibilidade de cooperação técnica e transferência de tecnologia na área, permitindo que o biodiesel produzido em nosso estado alcance as especificações necessárias para ingressar no mercado internacional”, disse Ferreira.