Um ritual afro-brasileiro de purificação, com água de cheiro e alfazema, abriu os caminhos para a quinta agência da Previdência Social, no Brasil, e primeira do Nordeste, voltada exclusivamente para o atendimento de segurados com direito ao benefício por incapacidade, inaugurada hoje (6), no bairro de Brotas.

A inauguração trouxe a Salvador o ministro Luiz Marinho, que mostrou a agência para o governador Jaques Wagner. Com esse perfil só existem três agências no estado do Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre (RS). Na Bahia, a PS-BI (Benefício por Incapacidade) está equipada com onze consultórios médicos, detector de metais e alarme.

“Depois dos incidentes envolvendo os médicos peritos em todo o país, problema acentuado com a morte de um médico, no município de Patrocínio (MG), desenvolvemos um programa nacional de segurança a ser implantado tanto nas novas agências quanto nas já existentes, para garantir segurança aos servidores do INSS e aos segurados também”, declarou o ministro.

A Previdência Social investiu mais de R$ 600 mil reais na reforma da agência, que tem capacidade para 500 atendimentos por dia, entre perícia, obtenção de requerimento inicial e renovação de benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O atendimento deverá ser agendado pela internet ou nas centrais de tele-atendimento 135.

Segundo o governador, os beneficiários baianos ganham mais conforto e respeito.”O trabalhador que tem o direito, precisam do acesso ao benefício facilitado”. A agência funciona na Rua Odilon Dórea. Até o final do primeiro semestre de 2008, a Previdência deverá inaugurar outras sete agências BI.