A 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com sede em Medeiros Neto, no extremo sul do estado, ganhou nova sede, hoje (7), com a presença do governador Jaques Wagner e do comandante geral da PM, coronel Jorge Santana. Com um efetivo de quase 100 homens, a companhia é responsável pela segurança pública das cidades de Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda, que têm mais de 80 mil habitantes.

A unidade tem refeitório, almoxarifado, escritórios, sala de reuniões, sala vip para os oficiais, tudo informatizado e com sistema de alarme. “A gente passa muito tempo aqui dentro e essa estrutura vai ajudar a fazermos um trabalho de qualidade para a população”, garantiu a sargento Kátia Paranhos.

Foram gastos na obra R$ 206 mil, dos quais R$ 55,4 mil do orçamento próprio e outros R$ 150,6 mil doados pela comunidade, prefeituras dos municípios envolvidos e iniciativa privada.

O governador ressaltou o papel da PM e parabenizou a comunidade, prefeituras e empresários da região, que colaboraram com a construção da sede. Segundo o comandante-geral, a participação da comunidade mostra a relação de confiança que existe entre a PM e a população.

O comandante da 44ª CIPM, major Ailton Santos, na PM há 34 anos, disse que ainda tem muitos planos a serem concluídos, como alojamentos para os policiais, a área de lazer e o término do pavilhão de aulas, onde serão ministrados os cursos de formação de soldados.

Durante a solenidade de inauguração, o governador e o coronel Santana passaram em revista a tropa composta por policiais da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica – Caema, os jovens do colégio militar da Bahia, além dos policiais da 44ª CIPM e da banda do 2º Batalhão da PM de Ilhéus. Doze colaboradores da comunidade foram condecorados com o título de amigos da PM.