Criar uma cultura de relação da escola com a comunidade por meio da comunicação é o que pretende a Secretaria Estadual da Educação (Sec). Uma das primeiras investidas para a concretização do objetivo será a realização, nesta segunda-feira (10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), da videoconferência estadual sobre Educomunicação e Novas Mídias Escola. O encontro vai refletir sobre as novas metodologias de ensino e aprendizagem a partir de debates coletivos.
A videoconferência é a primeira iniciativa do programa de formação de professores em educomunicação, que será desenvolvido como projeto piloto para implantação na rede pública. A Sec pretende implantar uma nova metodologia, contribuindo para novas práticas pedagógicas e a inclusão dos educandos no processo educacional como sujeitos criativos e portadores de poder de intervenção social.
Tendo como metodologia a aprendizagem, por meio da produção de material sócio-educativo, a educomunicação estimulará alunos e professores a construir conhecimento com base na experiência e experimentação.
Além de palestras, o evento abre espaço para relatos de experiências educomunicativas com jovens e adolescentes representantes da Cipó Comunicação Interativa e do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria). Também haverá debates, proposições e estratégias para implementação de educomunicação na rede pública estadual da Bahia.