O delegado chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, pediu a exoneração do delegado Valfredo Borges Lima Neto do cargo de titular da delegacia do município de Belmonte, no extremo sul do estado, por ter permitido que duas mulheres custodiadas na delegacia policial dividissem celas com vários homens, contrariando a Lei de Execuções Penais.
Em entrevista concedida a uma emissora de televisão local, exibida hoje pela manhã (7), o delegado também admitiu que alguns presos saem da delegacia, por meio de um buraco existente na grade superior do pátio, para ir a festas, retornando pelo mesmo local.
“É inadmissível que homens e mulheres dividam uma mesma cela, tendo o delegado titular de Belmonte deixado de praticar ato de ofício, ao permitir esse contato físico entre os custodiados”, declarou João Laranjeira. Segundo ele, faltou a Valfredo Neto “consciência jurídica para entender que essa segregação na delegacia, sob sua responsabilidade, contraria a lei e a ética”.
Por determinação do delegado-chefe, as duas mulheres – uma delas condenada por tráfico de drogas – já foram transferidas para a sede da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia (23ª Coorpin), no município de Eunápolis, onde permanecerão à disposição da Justiça Criminal.
O episódio será apurado pelo coordenador da 23ª Coorpin, delegado Odílson Pereira Silva, que vai ouvir os envolvidos e solicitar ao Ministério Público que acompanhe o inquérito. Também caberá ao coordenador regional definir o tipo de irregularidade funcional que o delegado Valfredo será enquadrado.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Bernardino Brito Filho, a sede da delegacia de Belmonte será submetida a uma reforma geral, após uma avaliação da estrutura física do prédio. Enquanto durar a obra, os presos serão mantidos na carceragem da 23ª Coorpin, em Eunápolis.