Com a assinatura da ordem de serviço, amanhã (11), às 12h, pelo governador Jaques Wagner, o Jardim Petrolar, no município de Alagoinhas, terá rede de esgotos, pavimentação e 44 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Em novembro deste ano a Prefeitura de Alagoinhas assinou convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no valor de R$ 10,2 milhões, para as obras.

R$ 10 milhões são do Estado e R$ 200 mil contrapartida da Prefeitura de Alagoinhas. Serão pavimentadas 20 ruas do Bairro, sendo 11.200 metros de drenagem pluvial e 100 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. O Jardim Petrolar, um dos bairros mais populosos de Alagoinhas, até 2001 não contava com rede de esgoto e, por conseqüência, também não pôde receber as obras de pavimentação.

A partir de 2001, com a implantação do Orçamento Participativo e a definição de prioridades para o Bairro, a Administração Municipal iniciou o processo de investimento na infra-estrutura da localidade. Para as obras de esgotamento sanitário, já foram investidos, mais de R$ 3,5 milhões.

As 44 unidades habitacionais serão construídas na Rua Ipiranga com Minas Gerais, e contam com infra-estrutura de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, distribuídos em 41,59 m². 34 casas serão doadas para os cooperados da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas (Coral) e as dez restantes serão entregues aos catadores do aterro sanitário, conforme seleção realizada pela Secretária Municipal de Assistência Social.

As casas serão construídas em 11 módulos com quatro unidades cada, sendo duas no térreo e duas no pavimento superior. As casas serão entregues prontas para morar, com toda a estrutura de esgotamento sanitário, drenagem, iluminação e abastecimento de água. Cada módulo tem o custo de R$ 77.502,12.

O governador chega a Alagoinhas às 9h e participa de uma entrevista coletiva à imprensa na fábrica de Schincariol. Ele também visita as áreas de acesso ao Pólo Ceramista e almoça em Alagoinhas Velha.