Gabriel Carvalho

Redação/Agecom

Pela primeira vez em 25 anos a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) conclui as atividades sem rolar dívidas para o ano seguinte. Segundo o reitor Lourisvaldo Valentim da Silva, o alívio financeiro só foi possível após a liberação de R$ 23 milhões, autorizada pelo governador Jaques Wagner no último dia 7. “O orçamento definido em 2006, de R$ 154 milhões, era insuficiente para quitar todos os débitos e a verba adicional proporcionou mais tranqüilidade para a administração”, informou.

Os recursos provêm do Tesouro Estadual e serão utilizados na cobertura dos custos com manutenção, pessoal e execução de projetos realizados em 2007. De acordo com Valentim, todos os débitos da universidade, contraídos de janeiro a dezembro, serão pagos até o dia 19. “Ano passado, a Uneb transferiu para o exercício atual uma dívida de R$ 10,8 milhões, que foram pagos pela atual gestão”.

Para 2008, o reitor garante que a universidade terá um orçamento superior ao deste ano. Dados da Secretaria da Educação apontam que foram solicitados R$ 229,2 milhões, valor 48% superior ao aplicado este ano. “Temos 29 obras em andamento e estamos ampliando os cursos de pós-graduação, implantando quatro mestrados e introduzindo dois doutorados. Além disso, pleiteamos mais R$ 4,3 milhões em emendas parlamentares”, informou Valentim.

A estudante do curso de Comunicação Social, Mila Ramos de Souza, de 18 anos, acredita que com mais dinheiro em caixa, a faculdade poderá tocar projetos importantes e oferecer uma melhor infra-estrutura. “Há muito tempo a faculdade já necessitava de algo que fizesse os alunos sentir prazer de estudar aqui. Investimentos são sempre bem vindos”.

Ainda no primeiro semestre, serão inauguradas mais duas sedes da instituição. A entrega do campus de Irecê está prevista para acontecer no dia 23 de fevereiro. O prédio conta com uma moderna estrutura que dispõe de rampas de acesso, elevadores, aparelhos de ar-condicionado e laboratórios. O outro complexo a ser inaugurado na primeira metade de 2008 é o de Valença, no Baixo Sul do Estado.

Maior da Bahia

A Uneb é considerada a maior instituição de ensino superior da Bahia. No total, são 24,8 mil estudantes distribuídos nos 133 cursos em 24 municípios de todas as regiões do Estado. As provas do vestibular 2008 da universidade serão realizadas nos dias 20 e 21 de janeiro.