Será aberto amanhã (17), às 19 horas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com a presença do governador Jaques Wagner, o 14º Salão da Bahia, uma exposição gratuita de pinturas, esculturas, performances, fotografias, vídeos, instalações e intervenções que busca incentivar o contato dos cidadãos baianos e de visitantes com as artes visuais contemporâneas, além de dar visibilidade e promover o desenvolvimento da produção artística local. Wagner visitou, na semana passada, o MAM, acompanhando os preparativos para a abertura do salão.

Nesta edição, o Salão da Bahia contará com espaço exclusivo para os vencedores dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2007, evento realizado em Juazeiro e Feira de Santana, e premiação especial para artistas baianos. A premiação teve como critérios a qualidade da obra ou do projeto e a relevância artística para o desenvolvimento das artes visuais no estado.
De abrangência nacional, inscreveu no salão mais de 1.500 artistas, reunindo um total de 2.332 trabalhos de quase todos os estados brasileiros. Desse total de inscritos, foram selecionados 41 artistas, que terão suas obras expostas ao público.

Serão atribuídos seis prêmios no valor de R$ 15 mil cada e as obras premiadas passarão a fazer parte do acervo do MAM. A premiação para artistas baianos, criada este ano, concederá três residências artísticas na França, na Inglaterra e em São Paulo.
Os artistas premiados terão sua estada e toda a infra-estrutura para desenvolver seus trabalhos nos locais das residências custeadas, possibilitando que os ganhadores possam desenvolvam tranquilamente suas atividades em outros centro conhecimento da arte contemporânea fora da Bahia. A estimativa experiências resulte num enriquecimento da produção baiana.

Os trabalhos dos artistas vencedores do 14º Salão da Bahia irão compor um catálogo que terá sua edição lançada em janeiro e receberá tratamento editorial especial, a começar pelo projeto gráfico e pela qualidade das imagens e dos textos referenciais dedicados aos artistas e suas obras.
Em 13 anos de existência, o Salão Bahia já premiou 98 artistas, entre 390 selecionados que participaram de exposições no MAM e que receberam a visita de milhares de pessoas.