Um espaço onde a capacitação profissional estará aliada à pesquisa e à extensão tecnológica. Este é o propósito do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), que será inaugurado amanhã (19), em Feira de Santana. A unidade é a primeira da Bahia e foi implantada nas dependências do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), no bairro da Santa Mônica, graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Também voltado para a transferência de conhecimentos técnicos nas áreas de serviços e processos produtivos, o CVTT vai permitir a expansão da educação profissional, a realização de treinamentos e de cursos de curta duração, qualificando e requalificando trabalhadores, além da difusão e transferência das tecnologias geradas a partir de demandas do setor produtivo.

A unidade dispõe de laboratórios de física, química, biologia, soldagem, análise de água, solos e pastagem, oficina de eletromecânica, sala de videoconferência, laboratórios de inclusão digital e uma biblioteca multimídia, com acervo de livros, revistas, CD-ROM, e vídeos, além de salas polivalentes para aulas teóricas. A previsão é que aproximadamente mil alunos sejam atendidos por mês.

O CVTT oferecerá cursos permanentes e eventuais. O início das aulas está previsto para logo depois do Carnaval. No total, a Bahia deve receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado, como turismo, produtos cárneos ou tecnologia da informação e comunicação. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 13h30, no Ceteb, com a presença do governador Jaques Wagner.