O Teatro Castro Alves prepara uma atividade especial para comemorar o Natal. Encerrando a programação de 2007 da sala principal, o Coro do TCA apresenta, sexta-feira (21), às 20h, o seu Concerto de Natal, com regência do maestro Ângelo Rafael Fonseca. A apresentação, com um repertório exclusivamente natalino, dá brilho às festividades de encerramento do ano de 2007 incluindo obras dos grandes mestres da música mundial, tais como Bach e Haendel. Os ingressos (inteira) custam R$ 10,00.

No programa estão o Canto Gregoriano Puer Natus in Bethleem, Hodie Christus natus est, de Jean Pieters Sweelinck, Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, Messias, de Georg Friedrich Handel, Gira Estrela, de Ernest Widmer, Chorinho Natalino, de José Vieira Brandão, Noite Azul, de Klécius Caldas e Armando Cavalvanti, Boas Festas, de Assis Valente, A Child is Born, de Thad Jones e Alec Wilder, Natal Branco, de Irving Berlin, e Noite Feliz, de Franz Xaver Gruber

Será a segunda apresentação do grupo esse ano, que volta aos palcos depois de um hiato de nove meses. “Estamos muito empolgados com esse espetáculo, que percorrerá mil anos de música, apresentando desde cantos gregorianos dos séculos dez e onze, até peça de Bach e Haendel, passeando também pela música brasileira e pelos cânticos norte americanos do século 20”, afirma o maestro Ângelo Rafael.

A novidade para esta o Concerto de Natal é participação especial do grupo Garagem, que interpretará duas canções junto ao Coro. Com quase 20 anos de estrada, o grupo se dedica à música instrumental de maneira aguerrida, resistindo à falta de espaço na mídia e ao desinteresse das gravadoras. O conjunto, formado por Ivan Huol (bateria), Ivan Bastos (contrabaixo), Roney Scott (saxofone) e Paulo Mutti (guitarra) tem um histórico bastante ativo, mostrando um trabalho maduro de composições próprias, de outros músicos, e do folclore baiano, trazendo para o jazz ritmos dos mais diversos, como baião, salsa, samba, frevo, além de muitas baladas que traduzem seu espírito sereno e audaz.

Para o maestro, "o mais importante é o apoio que governo do estado tem dado ao projeto, através do fundo de cultura, possibilitando a sustentação desse grupo profissional de canto coral” afirma, destacando que além do Coro do TCA, o único coral profissional do estado é o grupo Madrigal da Ufba.