A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) vai contar com a tecnologia como aliada no socorro à população que sofre com os efeitos da seca. O órgão adquiriu 900 cisternas de vinil que serão distribuídas nos municípios onde há mais incidência de situação de emergência. A maior parte deles concentra-se na região do semi-árido.
Com capacidade de armazenar 8 mil litros de água, as cisternas serão instaladas em residências previamente cadastradas pela Cordec e vão ser monitoradas pelo chamado sistema GPS (Global Positioning System). A Bahia será o terceiro estado brasileiro a adotar a tecnologia da cisterna de vinil.
“São equipamentos que serão utilizados em casos de emergência. Funcionarão provisoriamente, já que a intenção do governo do Estado é tratar a questão da seca de forma diferente, com ações permanentes, através do Programa Água para Todos”, revelou o coordenador de Defesa Civil do Estado, Antônio Rodrigues.
As cisternas compradas pela Cordec destinam-se à captação da água da chuva através do telhado. Também poderão ser utilizadas como reservatório, em caso de envio de carro-pipa para as residências prejudicadas pela seca. O equipamento é montado facilmente e tem durabilidade de dez anos.
O governo do Estado está programando para fevereiro de 2008 a compra de outras mil cisternas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
Em 2007, 168 prefeituras baianas decretaram situação de emergência por causa da seca. Mais de 300 mil famílias foram afetadas, em áreas que somaram 250 mil quilômetros quadrados.