No segundo semestre deste ano, a capital baiana contará com mais uma unidade para abrigar presos provisórios. O Departamento Penitenciário Nacional liberou, esta semana, aproximadamente R$ 17 milhões que, somados à contrapartida de R$ 2 milhões do estado, atendem ao pedido da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para a construção do presídio com capacidade para 428 internos.

O projeto está em fase de análise pela Caixa Econômica Federal. Após a divulgação do resultado, a Sucab fará o processo licitatório das empresas construtoras. As obras devem começar efetivamente dentro de dois meses e terminar no meio do ano.

O presídio será construído por meio do sistema de pré-moldados. As celas chegam pré-montadas em Salvador, diminuindo o trabalho final. Enquanto uma unidade normal, com capacidade semelhante, leva por volta de um ano e meio para ficar pronta, as pré-moldadas são construídas entre quatro e seis meses.

Além disso, há benefícios na segurança e no conforto. O material sintético utilizado na construção das celas é dez vezes mais resistente que o concreto normal, além de ser imune a perfurações, dispensar o uso de ferragens e conservar uma temperatura amena. A coloração clara, própria do material, valoriza ainda a entrada da luz natural, humanizando os ambientes.

Um dos principais destaques do sistema de pré-moldados, entretanto, está no trabalho dos funcionários dentro da unidade. As celas são abertas e fechadas pelos agentes por meio de um prolongamento das portas, que chega a uma passarela construída passa por cima do corredor. Dessa forma, não há contato físico direto entre os presos e os agentes.

Para o superintendente de Assuntos Penais da SJCDH, Francisco Leite, além dos claros benefícios administrativos, “o novo presídio vai ajudar a desafogar as delegacias da capital no abrigo dos presos provisórios”. Também no Depen, os projetos de construção de onze mini unidades em oito cidades do interior (também em sistema de pré-moldados) acopladas às unidades já existentes, para abrigar mulheres e presos em regime semi-aberto, e de unidades no sistema convencional em Irecê e Santo Antônio de Jesus, com capacidade para 468 internos.

Na Caixa Econômica Federal está sob análise, a construção de unidades também para 468 internos em Barreiras e Vitória da Conquista, com início previsto para este primeiro semestre e término no prazo de um ano e meio.