A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai iniciar a matrícula dos 50 aprovados no vestibular especial para o bacharelado em Agronomia, que beneficioiu integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e do Movimento Estadual de Trabalhadores Acampados, Assentados e Quilombolas da Bahia (Ceta). O processo seletivo é resultado de um convênio firmado em 2006 entre a Uneb e o Incra e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Os documentos necessários para a matrícula são os mesmos exigidos no vestibular convencional, devendo o candidato apresentar a versão original e a cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar do ensino médio, da Carteira de Identidade, do CPF, do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, para maiores de 18 anos, da certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3X4 recentes e iguais, carteira de reservista, para maiores de 18 anos.

O currículo do curso, que terá duração normal, é totalmente formulado pela universidade e tem disciplinas voltadas para a realidade dos estudantes. A coordenação administrativa está a cargo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Departamento de Ciências Humanas (DCH), ao qual o curso está vinculado.

A coordenação pedagógica é de responsabilidade Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Assessoria Técnica para Programas Especiais. O professor Almedes Ferreira da Silva é o coordenador responsável pelos cursos, que serão disponibilizados no assentamento Terra Vista, no município de Arataca (MST), e em Barreiras (Ceta).

Segundo ele, o cronograma de matrícula e de início das aulas será definido ainda este mês, em reunião com a participação de representantes da Uneb, do Pronera e dos movimentos sociais.