A Universidade Estadual de Santa Cruz e a Universidade Popular das Águas da Superintendência de Recursos Hídricos (Unihidro/SRH) divulgaram, hoje (7), a lista dos aprovados na seleção do mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, realizado a partir de um convênio entre as duas instituições. Dos 24 inscritos, 15 foram aprovados – 13 colaboradores ou servidores da SRH e de outros órgãos do estado, a exemplo do CRA e Polícia Técnica, e duas pessoas da sociedade civil.

As matrículas serão realizadas no dia 21 deste mês, na sede da Unihidro, na SRH (Itaigara), e na Secretaria de Pós-Graduação (Sepog), na Torre Administrativa, 1º andar, no Campus da Uesc, em Ilhéus.

Para efetivar a matrícula, os selecionados precisam encaminhar cópia autenticada do diploma de graduação ou certidão de conclusão do curso e a ficha devidamente preenchida e assinada pelo aluno e pelo orientador. Se o candidato apresentar a certidão de conclusão do curso, terá 60 dias a contar do ato da matrícula para que o documento seja substituído pelo diploma, sob pena de não poder cursar o mestrado.

As aulas deverão ser iniciadas na segunda quinzena do mês de fevereiro. Os módulos serão ministrados na sede da Unihidro/SRH, no Itaigara. O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, disse que o estado e a sociedade ganham com mais essa parceria, porque o mestrado é de alta qualidade, sendo ministrado por professores com titulação, avaliação CAPS 4, além de oferecer a possibilidade efetiva de reflexão e produção acadêmica sobre as águas. As pesquisas serão centradas em desenvolvimento regional e meio ambiente, com enfoque na gestão de recursos hídricos.

Esse é o segundo mestrado implementado pela Unihidro/SRH na atual gestão. O primeiro, que está em andamento, é o de Modelagem das Ciências da Terra e do Ambiente, resultado de um convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana. Além dos mestrados, a Unihidro/SRH e a Uefs também realizam a Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com a participação de 23 estudantes ligados a órgãos estaduais e à sociedade civil (comitês de bacia, Ongs, comunidades tradicionais e outros).

Aprovados por ordem de classificação:

1 – Daniela Falcão Sampaio
2 – Bento Ribeiro Filho