Com base em aviso expedido pelo Ministério da Saúde, o Ministério do Turismo está informando que a maior parte do litoral brasileiro – destino preferencial dos turistas no verão – está livre da ameaça da febre amarela. Essa faixa vai do litoral do Rio Grande do Sul até o litoral do Piauí e ao longo desse trecho apenas o Espírito Santo e o Extremo-Sul da Bahia apresentam um risco baixo.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) intensificou as ações de imunização nos municípios que fazem limite com a região Centro-Oeste e com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Em Salvador, a vacina está disponível no aeroporto internacional e porto e, brevemente, em outros terminais de passageiros. Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a informação oficial dos Ministérios da Saúde e Turismo dispensa a exigência de vacinação ou outras medidas para os turistas na maior parte do Nordeste.

“Os turistas nacionais ou estrangeiros que se dirigirem às áreas de risco devem tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da chegada ao destino”, informou a ministra Marta Suplicy. Segundo ela, essa orientação está sendo dada pelas agências de viagens a todos os turistas que estão em busca de pacotes de viagens pelo Brasil.

Nos estados com maior risco de endemia da febre amarela a vacinação está sendo feita nos postos de saúde e em alguns locais de grande concentração de pessoas. Já os turistas podem tomar a vacina nos próprios aeroportos. Segundo a nota do MTur, o governo federal está produzindo um folder com esclarecimentos sobre a prevenção da febre amarela – elaborado em conjunto pelos Ministérios da Saúde e do Turismo –, que será distribuído em aeroportos, rodoviárias, agências de viagens e demais pontos de acesso de turistas.