Lançado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Programa Você Cidadão está facilitando a retirada de carteiras de identidade para estudantes em Salvador, nas visitas das carretas do SAC Móvel aos bairros. Como a apresentação do documento é obrigatória no processo de matrícula, a emissão está ocorrendo de forma gratuita para os alunos que vão tentar vagas nos colégios da rede estadual de ensino.

A carreta esteve, hoje (10), no bairro de Cajazeiras X, onde estudantes que perderam, danificaram ou tiveram suas carteiras de identidade roubadas aproveitaram a oportunidade e saíram de lá com um novo documento nas mãos. Estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Jaguaribe, o jovem Diógenes Ramos, 19 anos, apresentava uma carteira de identidade velha e em péssimas condições, após tê-la deixado cair na água.

“Eu estava com 13 anos, na foto, e precisava tirar outra carteira para poder me matricular novamente na escola”, afirmou Diógenes, acrescentando que a iniciativa de levar o SAC aos bairros foi ótima, sobretudo porque a emissão acontece sem custos.

Para Justino Inácio Xavier Neto, 14 anos, aluno da 7ª série do Colégio Estadual Luis José de Oliveira, em Boca da Mata, a sensação de estar com um novo documento em mãos foi maravilhosa, após a primeira via de sua identidade ter sido roubada.

“Precisava mesmo tirar outra, então aproveitei a vinda do SAC Móvel. Foi bom ter sido gratuito, pois minha mãe está desempregada e, certamente, não teria como pagar uma segunda via”, disse o estudante. A carreta do SAC também atendeu quem nunca havia tirado o documento antes, como a jovem Anne Caroline França, 13 anos, que estuda no Colégio Padre Vasconcelos. “Já estava realmente na hora de tirar”, disse.

O roteiro das carretas cumpre duas rotas por dia, na capital, e cada uma delas vem mantendo uma média de 250 carteiras emitidas diariamente. Baixa do Bonfim, Paripe e Retiro já receberam a visita do serviço. Até o dia 17 deste mês, as carretas vão percorrer outras localidades. “Nos próximos dias, será a vez dos bairros Itapuã, Valéria e Sussuarana”, anunciou Ina Chagas, coordenadora do SAC Móvel.

Trânsito

O Programa Você Cidadão também inaugurou um novo modelo de atendimento no setor de habilitação de condutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que conta agora com entrega de senhas. Os balcões foram rebaixados, permitindo que o usuário possa ficar sentado enquanto é atendido.

Os funcionários vestem uniformes padronizados e alguns deles estão ali exclusivamente para tirar dúvidas, vestidos com camisetas vermelhas onde se lê a inscrição “Posso ajudar?”. Também tem as placas de sinalização espalhadas pelos corredores, que ajudam o público a se localizar. Os usuários do serviço aprovaram as modificações, que incluíram ainda reformas estruturais e reforço no quadro funcional.

O motorista Luis Santos, 25 anos, esteve, hoje, no Detran e percebeu a humanização no atendimento. “Com as senhas, acabaram-se as filas. Antes, eu vinha e ficava uns 40 minutos esperando. Agora, não levei nem 15 minutos. Tudo está bem mais confortável”, afirmou ele, que solicitava mudança de categoria na carteira de habilitação.

As mudanças também podem ser vistas no setor de vistoria de veículos, que aumentou a sua capacidade de atendimento de 300 para 500 pessoas por dia, em uma área agora coberta. O tempo gasto no procedimento caiu de 30 para 17 minutos.

Com o Programa Você Cidadão, o Governo do Estado pretende ainda melhorar a qualidade do atendimento em outros serviços. “Queremos tornar o atendimento mais eficiente e confortável para todos aqueles que necessitam do serviço público, e promover, especialmente junto ao público jovem, uma ação de esclarecimento sobre a importância de conservar e guardar o documento, visto por alguns como mera burocracia. Enfim, nossa meta é tornar os serviços mais acessíveis e humanizados”, afirma o secretário da Administração, Manoel Vitório.