LOCAL: Município de Juazeiro, na região Baixo Médio São Francisco, a 500 quilômetros de Salvador.
DATA: 11.01.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h30

O QUE É: Inauguração da unidade de coleta e transfusão de sangue do Hospital Regional de Juazeiro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: Com duas cadeiras para coleta e capacidade para recolher 526 bolsas, permitirá que a população doadora de Juazeiro e dos municípios vizinhos deixe de se deslocar para a cidade pernambucana de Petrolina e passe a efetuar a doação em terras baianas, assim como atendimento transfusional, tornando a região auto-suficiente.

ESTRUTURA: Foi erguida há cinco anos, com verbas públicas de origem federal e estadual no montante de aproximadamente R$ 600 mil. Já sofreu invasões e depredações, havendo necessidade de reformá-la e reequipá-la. A reforma e aparelhamento da unidade ocorreram no decorrer de 2007.

PROFISSIONAIS: Foram transferidos do Hospital de Juazeiro e de municípios vizinhos. Estão sendo treinados no local por técnicos da Hemoba e da unidade de Senhor do Bonfim.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Inicialmente as atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Posteriormente, o serviço deverá se estender ao turno da tarde, no horário das 14h às 18h. Para expedição de hemocomponentes a unidade funcionará durante as 24 horas, sem interrupção do atendimento.

BENEFICIADOS: 500 mil habitantes dos municípios de Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Casanova, Curaçá, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.

REGIÃO: Conta com 1.360 leitos hospitalares, 61.900 internações por ano e uma demanda estimada em mais de 200 transfusões por mês.

HEMOBA: Iniciará, no próximo mês, em parceria com o Ministério da Saúde, a implantação de um sistema informatizado que deverá interligar as diversas unidades de coleta e transfusão ao hemocentro coordenador, gerenciando todo o ciclo do sangue e garantindo a rastreabilidade completa dos hemocomponentes.