A região de Juazeiro, município a 500 quilômetros de Salvador, passa a ser auto-suficiente na disponibilidade de sangue a partir da inauguração, hoje (11), da Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Regional. Os 500 mil moradores de Juazeiro, Casanova, Curaçá, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, que contam com 1,4 mil leitos hospitalares, 62 mil internações por ano e uma demanda de mais de 200 transfusões mensais, precisavam recorrer a Petrolina, em Pernambuco, para utilizar o serviço.

O governador Jaques Wagner foi a segunda pessoa a doar sangue na unidade, que passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O serviço deverá se estender ao turno da tarde, das 14h às 18h e, para expedição de hemocomponentes, a unidade vai atender 24h. Os funcionários, transferidos do Hospital de Juazeiro e de municípios vizinhos, estão sendo treinados no local por técnicos do Hemoba e da unidade de Senhor do Bonfim.

O vendedor ambulante Moisés Cardoso, 42 anos, é doador há 20 e está contente com a inauguração do novo posto do Hemoba. “Sei que posso salvar uma vida doando o meu sangue. Agora eu economizo tempo e dinheiro, já que não preciso mais ir a Petrolina para fazer a doação”, comemorou.

Já a dona de casa Ana Virgínia Bezerra, 46 anos, não se esquece da dificuldade que passou para encontrar doadores na ocasião do parto do seu filho caçula. “Ele nasceu no Hospital Regional de Juazeiro e me causou uma hemorragia. Por isso precisei de doadores, que tiveram que ir a Petrolina para tirar o sangue usado na transfusão”, lembrou.

Desperdício de verbas

Com duas cadeiras para coleta, a estrutura, que custou R$ 600 mil, foi erguida há cinco anos com verbas públicas de origem federal e estadual, porém, nunca havia funcionado. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, durante o ano de 2007 o prédio foi recuperado e foram comprados novos equipamentos para deixar a unidade à altura da região. “Os pacientes aqui muitas vezes tinham cirurgias adiadas por falta de estoque de sangue”, declarou.

Solla disse que a coleta de sangue está sendo ampliada em todo o estado. Para ele, os bancos de Juazeiro e Senhor do Bonfim vão resolver o problema da região Norte. Há projetos sendo desenvolvidos em Paulo Afonso, no Centro Leste, no extremo sul e, no Sudoeste, o sistema de coleta está sendo ampliado. “Com estes investimentos pretendemos dobrar a capacidade de coleta e transfusão no Estado”, informou.

O secretário anunciou que, no próximo mês, será implantado um sistema informatizado que deverá interligar as diversas unidades de coleta e transfusão a um hemocentro coordenador. Segundo ele, isso possibilitará o gerenciamento de todo o ciclo do sangue, garantindo a rastreabilidade completa dos hemocomponentes.

Exemplo

Wagner disse estar gratificado de ter sido a segunda pessoa a doar sangue na unidade. “Fico feliz de saber que doei sangue em Juazeiro, à beirada do São Francisco, em um equipamento público que estava parado. O exemplo fala mais alto que o discurso e a doação de órgãos e de sangue é um exemplo que temos que dar”, declarou.

Para o governador, Juazeiro é um símbolo da cultura dos baianos e uma referência do Velho Chico e por isso não poderia estar carente de equipamentos públicos na área de saúde. “Agora o Hemoba começa a funcionar dando orgulho ao baiano que não precisa mais ir a Pernambuco para doar sangue”, afirmou.

Hospital Regional será inaugurado em julho

Sobre a conclusão do Hospital Regional de Juazeiro, Solla disse que a obra também estava parada desde 2006, com menos de 10% concluída. “O contrato estava inacabado, havia dívidas com a empresa. Agora estamos com mais de 70% concluídos e a previsão é que, em julho, a cidade receba este hospital funcionando”, declarou.

Wagner disse que foram investidos na obra R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões em obras e R$ 10 milhões em equipamentos. “No aniversário de 130 anos da cidade, iremos entregar o Hospital. E este ano, pretendo fazer com que não seja também necessário pousar em Petrolina para vir para juazeiro, vamos construir um aeroporto para a região”, declarou.