Reforço nas equipes médicas e de outros profissionais da área, no pessoal de apoio administrativo, Central de Regulação e incremento de material hospitalar, medicamentos e disponibilização de mais 15 ambulâncias, além da frota normal. Com essas medidas, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai investir R$ 4,5 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões em ações conjuntas com a prefeitura de Salvador, na montagem do esquema para o Carnaval 2008.

Todas as unidades de saúde do Estado, que somam seis hospitais e cinco emergências, estarão funcionando com equipes de plantão reforçadas – médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, laboratoristas, bioquímicos, assistentes sociais, nutricionistas. O estoque de medicamentos, material cirúrgico-hospitalar e de consumo também será reforçado.

Na Operação Carnaval 2008, estão incluídas, além dos seis hospitais de médio e grande portes – hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, João Batista Caribé, Ernesto Simões Filho, São Jorge e Menandro de Faria, em Lauro de Freitas –, as unidades de emergência de Pirajá, Cajazeiras, Curuzu, Plataforma e São Caetano.

A Sesab vai disponibilizar também os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), para atendimento aos casos de intoxicação e envenenamento.

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2008, montado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), disponibilizará, em tempo real, todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde. Os dados poderão ser acessados na internet, no endereço www.saude.ba.gov.br. O período de cobertura vai das 7h da sexta-feira (1º de fevereiro) às 6h da Quarta-feira de Cinzas.

Uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde contará com apoio da Sesab, a exemplo dos serviços do Samu 192 e unidades de emergência, ao longo dos circuitos do Carnaval, e da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. A Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), da Sesab, terá três postos para distribuição de material informativo e equipe preparada para prestar esclarecimentos à população. Os postos serão instalados no Campo Grande, na Barra e no Terreiro de Jesus.

Regulação

A Central de Regulação, de atuação importante na logística de transporte e acomodação dos pacientes nos hospitais do SUS, também vai trabalhar com reforço. Além do acréscimo no número de ambulâncias convencionais, a central contará com mais três ambulâncias com equipamentos de UTI.

Os plantões terão médicos reguladores, enfermeiros e apoio administrativo reforçados e será implantado um sistema de comunicação para gestão da frota, facilitando a localização, o encaminhamento e a troca de dados entre os médicos da central e das ambulâncias.

Durante o período da festa, a Sesab apoiará ações de inspeção sanitária realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no circuito do Carnaval e manterá a tradicional parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz nos desfiles do Bloco da Camisinha, que divulga ações de prevenção de DST/Aids.

Será intensificado ainda o trabalho de inspeção sanitária em fábricas de gelo e água mineral, além de concessionárias de alimentos, em Salvador e região metropolitana.

Também serão inspecionados trios elétricos e carros de apoio dos blocos, num trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET). As equipes conferem itens como a estrutura do serviço médico e a adequação de equipamentos, a exemplo de sanitários, lanchonete, tanque de água, cloacas, dentre outros.

Vinte técnicos do Estado apoiarão as ações de inspeção realizadas pela Vigilância Sanitária de Salvador no circuito da festa. Além dos técnicos, a Sesab disponibilizará para o município oito carros com motoristas e combustível.


Vigilância epidemiológica

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab manterá equipes de plantão para acompanhamento de possíveis agravos em Salvador e demais municípios do estado que requeiram a adoção imediata de medidas de controle. Entre os agravos que merecem a atenção da secretaria, está o sarampo, em função do grande de número de turistas que visitam a Bahia.

Por causa do período de alta estação, das festas populares e da proximidade do Carnaval, a Sesab, via Diretoria de Vigilância Epidemiológica, está em estado de alerta frente à possibilidade de importação do vírus do sarampo, tendo em vista o aumento do fluxo de turistas alemães, principalmente em Salvador e municípios turísticos, e a ocorrência, no sul da Bavária (Alemanha), desde setembro do ano passado, de um surto da doença, com 95 casos confirmados.

A Sesab está recomendando a todos os municípios que divulguem o alerta e intensifiquem a vigilância nos portos, aeroportos, unidades de saúde públicas e privadas para a detecção precoce dos casos suspeitos.


Prevenção às DSTs/Aids

Por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids, a Sesab lança amanhã (15) uma campanha educativa com o objetivo de alertar a população para a necessidade de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids durante o verão, com ênfase para o período de festas populares e Carnaval.

A campanha, que será veiculada nos veículos de comunicação em todo o estado, tem como foco principal a população jovem, entre 14 e 25 anos, mais suscetível à infecção.

Álcool e drogas

A Sesab também terá participação ativa no Carnaval de Salvador na área de álcool e drogas. Em parceria com a Fundação Bahiana de Medicina, Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Aliança de Redução de Danos e Projeto Balance, estará sendo desenvolvido o projeto Fique Legal na Festa, de intervenção nas festas populares, a fim de chamar atenção para os riscos do consumo de drogas, com o principal foco no álcool e nos riscos de dirigir embriagado.

O trabalho será desencadeado em período anterior ao Carnaval e abrangerá o Festival de Verão, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, estendendo-se até o final do reinado de Momo.


Hemoba

Estimular a doação de sangue antes do Carnaval é o principal objetivo da Hemoba. Para isso, a fundação, além de manter o posto na sede, disponibiliza para a população um posto de doação localizado no Complexo César de Araújo (hospitais Ernesto Simões e Octávio Mangabeira), no Pau Miúdo, funcionando de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30.

No Carnaval, a Hemoba vai funcionar para coleta de sangue na sexta, segunda e terça-feira, das 7h30 às 18h30, e no sábado, das 7h30 às 12h30. Já o posto do Complexo César de Araújo funciona somente até o sábado de Carnaval, das 7h30 às 18h30.
A expectativa da fundação é conseguir coletar, diariamente e antes da festa, 250 bolsas de sangue. Segundo o Setor de Captação, por dia, a média tem sido de 150 bolsas, e a mensal gira em torno de 3.500 a 4 mil.