A universidade do Estado da Bahia inicia, domingo (20), o Vestibular 2008, com 55 mil candidatos concorrendo a 4.920 vagas. Apesar da dimensão do concurso, a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) garante que nervosismo e apreensão só mesmo entre os vestibulandos inscritos, porque o clima, na coordenação do processo seletivo, é de tranquilidade e organização.

Os locais da provas, que acontecem também na segunda-feira (21), podem ser conferidos pelos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. A Copeve alerta que os portões serão abertos às 7h20 e fechados impreterivelmente às 7h50, para que as provas possam começar às 8h.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Ciências Humanas e Língua Estrangeira, com duração de 4h30. No segundo, Matemática e Ciências da Natureza, que vão durar 4 horas.

O vestibular deste ano será marcado pelo pioneirismo de mais uma ação afirmativa da universidade, que reservará 5% (246) de suas vagas para índios, além das já consolidadas cotas para negros, que abrangem 40% (1.968) do total de vagas.

Os cursos mais concorridos são Direito, Fisioterapia, e Enfermagem, para o Campus I, em Salvador. No interior, Direito (Campus III, em Juazeiro, e Campus XIX, em Camaçari), e Enfermagem (Campus XII, em Guanambi, e no Campus VII, em Senhor do Bonfim).