Este ano, a TVE Bahia abriu espaço para os jovens talentos do audiovisual baiano. A produtora Santo Guerreiro, responsável pelas vinhetas de Carnaval da emissora, convidou oito novos diretores para produzir os clipes da festa. A iniciativa visa valorizar os novos talentos e expandir o mercado audiovisual no estado. Dedeco Macedo, Daniel Carvalho, Matheus Vianna, Livio Mainardi, Jerônimo Soffer, Clarissa Rebouças, Fabrício Jabar e João Jasmim são os jovens diretores envolvidos no projeto.

Em função da visibilidade que o Irdeb procura dar às manifestações genuinamente populares, o objeto dos oito clipes são afoxés e blocos afros. Cada diretor produziu um vídeo de um minuto e meio, retratando a musicalidade e o colorido da respectiva agremiação. Entre os blocos afros, oito foram escolhidos para participar do projeto – Bankoma, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê e Os Negões.

Durante o período de mobilização para o carnaval, os cineastas registraram os preparativos dos blocos, com o intuito de produzir interprogramas, que começaram a ser exibidos no dia 16, deste mês, na TVE Bahia. Na montagem dos clipes musicais, foram utilizadas imagens de todo o processo que antecede à folia, como os ensaios e o trabalho junto às comunidades.

Na equipe de apoio organizada pela Santo Guerreiro estão Angela Camillo e David Lobo, coordenadores de produção, Rosangela Caribé e Iris Vinhas, produtores, Hamilton Oliveira, diretor de fotografia, e J.J. Jr, editor.