Defesa da diversidade cultural e aposta na produção independente marcaram o lançamento da Operação Nosso Carnaval, da TVE e Rádio Educadora, no teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com a presença de artistas, representantes de blocos afro, autoridades e a equipe escalada para a cobertura especial da tevê e da rádio públicas da Bahia.

Além do esquema de cobertura jornalística das emissoras para a folia de 2008, que somente na TVE serão mais de 40 horas de transmissão, o canal 2 vai exibir esta semana clipes dos principais blocos afro e afoxés de Salvador.

A TVE exibirá também documentários inéditos com a história do Carnaval e interprogramas com serviços e informações de utilidade pública e reportagens especiais em Rio de Contas, Maragogipe, Barra e outras cidades do interior. Toda a transmissão poderá ser acompanhada, em tempo real, pelo site www.irdeb.ba.gov.br.

Cinco documentários inéditos (Sambas do Brasil, Cordeiros, Okanbi, Cortejo Afro e As Artes da Capoeira), que irão ao ar de sábado (26) a quarta-feira (30), integram a programação.

“Este é o compromisso da construção de uma sociedade cidadã, onde a expressão cultural e social possa ser divulgada para toda a população para que a gente tenha um estado que seja a fisionomia de nossa gente”, afirmou o diretor-executivo do grupo A Tarde, Sylvio Simões, que compareceu ao evento para assinar um termo de parceria com o Irdeb.

O acordo prevê que o portal A Tarde On-line também transmita a cobertura ao vivo e demais conteúdos da TVE durante o Carnaval. Textos sobre a folia disponibilizados no portal virão acompanhados de uma espécie de selo de ‘notícia integrada’, com links para reportagens, entrevistas ou trechos da transmissão que forem relacionados ao assunto.

Carnaval Sem Fome

O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, disse que o registro e a divulgação também são parte do Carnaval. “Estou muito satisfeito com esses dois programas: a divulgação do Carnaval do povo negro, que é quase invisível, mas que, na verdade, dá sustentação a todos os blocos, e o fomento à produção independente”, explicou.

“Esse tipo de parceria tende a enriquecer e a agregar profissionais novos à produção local. É uma bela aposta”, afirmou a cantora Mariene de Castro.

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, que fez a divulgação do Carnaval Sem Fome, do reggae-man Lazzo, Paulinho Boca de Cantor, Walter Queiroz, João Jorge (Olodum) e Antônio Carlos Vovô (Ilê Aiyê), entre outras personalidades do meio cultural, além do diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro.