Os 50 mil moradores de Monte Gordo, Barra do Pojuca, Itacimirim, Barra do Jacuípe e Guarajuba, localidades de Camaçari, no Litoral Norte, já podem ligar para o número 3674-0058 e acionar a 33ª Circunscrição Policial, inaugurada hoje (23) pelo governador Jaques Wagner. A delegacia da Polícia Civil vai resolver problemas como o do comerciante Claudemiro Gomes, 42 anos, que teve um prejuízo de mais de R$ 5 mil reais no ano passado. Em menos de 15 dias, o seu estabelecimento foi arrombado duas vezes, entre o final de setembro e o início de outubro.

“Roubaram aparelho de som, televisão e cosméticos que minha mulher vende. Até abaixo-assinado já havíamos feito pedindo esta delegacia” contou. A viúva Rosilda Cavalcante, 55 anos, teve um problema semelhante. Saiu para uma festa e, quando voltou, a casa onde mora havia sido arrombada e diversos objetos roubados. “Esta delegacia é um sonho dos moradores da região, é o que faltava para que isso não aconteça mais”, comemorou.

O delegado Sérgio Sotero, titular da nova delegacia, explicou que tanto Claudemiro como Rosilda foram vítimas das ocorrências mais comuns na região. “Outros tipos de crime acontecem, mas em níveis bem menores, abaixo do tolerável”, garantiu. Ele disse que a unidade tem grande importância, pois vai desafogar outras delegacias do Litoral Norte, em especial a 26ª.

Parceria

A implantação da delegacia é o resultado de um convênio firmado entre o Governo da Bahia e a prefeitura de Camaçari. À prefeitura coube a reforma do imóvel e os serviços para adaptação do prédio. Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP) investiu cerca de R$ 45 mil na aquisição de mobiliário e equipamentos, inclusive os de informática. Estão lotados no local 30 profissionais, entre delegados, agentes, escrivães e outros servidores da área administrativa.

O governador Jaques Wagner esclareceu que a tarefa de segurança pública é do Estado, mas acredita que é na parceria que está a solução para diversos problemas. Ele disse também que o governo da Bahia está investindo na motivação dos policiais civis e militares, negociando inclusive as suas carreiras. “Vamos anunciar em breve novos concursos para as duas instituições. O último havia sido em 1997 e os aprovados estão sendo contratados, para que possam ser feitas novas seleções”, informou.

Segundo Wagner, em fevereiro a Polícia Militar vai ganhar 3,2 mil novos profissionais e policiais recém-aposentados irão ser reconvocados para reforçar a instituição. Sobre o reaparelhamento das polícias, o governador lembrou que na semana passada foram entregues 52 novos cavalos para a Polícia Montada, que estava paralisada, e que estão sendo compradas 150 novas motos, já que apenas dez estavam funcionando. “É pouco ainda por tudo o que precisamos fazer na segurança”, refletiu.