Realizada anualmente oito dias antes do Carnaval, a Festa de São Gonçalo é um patrimônio da comunidade quilombola de Pitanga de Palmares, em Simões Filho. Nos três dias de evento, de 25 a 27 de janeiro, dentre outras atrações, serão expostos na feira de artesanato regional os trabalhos artísticos confeccionados pelos internos da Colônia Penal do município.

Feitos com matérias-primas da região, como piaçava e madeira, porta-retratos, abajures, cestas e chapéus são algumas das peças que estarão em exposição em uma das barracas da feira. Antes do tríduo, no dia 20, foi realizada missa solene com vaqueiros da região, pastores da Dança de São Gonçalo – tradição local – e convidados. Na sexta (25), o Terno de Reis se apresentará e a partir das 19h haverá shows musicais.

No dia 26, será a vez das apresentações da Dança de São Gonçalo e da Dança de Engenho às 21h e mais atrações de música às 22h. O evento se encerra no domingo (27) com a Lavagem da Caminhada Cultural – saindo às 10:30h de Palmares para Pitanga dos Palmares – com a participação de grupos culturais de diversos municípios. O samba de viola local fecha a programação a partir das 19h. Nos três dias de festejos, haverá uma feira de artesanato e venda de bebidas e comidas típicas.

A festa de São Gonçalo foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e representa uma homenagem ao eremita e beato Gonçalo de Amarante, nascido em Portugal em 1187 e famoso por ajudar leprosos e parturientes.

Além disso, o evento festeja as tradições de raízes quilombolas locais e é considerado importante, “pois tende a firmar a cultura afro-descendente da comunidade local”, garante o diretor da Colônia Penal de Simões Filho, Isidoro Rodriguez.