LOCAL: Centro de Convenções da Bahia.
DATA: 29.01.08 (terça-feira).
HORÁRIO: 17h.



O QUE É: Solenidade de formatura do Curso de Capacitação de Guias de Turismo para o Carnaval de Salvador.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


CURSO DE CAPACITAÇÃO: Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado e a Bahiatursa para obter um serviço receptivo de atendimento com qualidade aos turistas que vierem participar do Carnaval de Salvador. O Projeto Guias do Carnaval selecionou 450 estudantes de Turismo e operadores de Call Center, além de 50 coordenadores, para trabalhar durante todos os dias da folia – de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. O curso teve duração de 12 horas por turma, desenvolvendo módulos que abordaram a competência interpessoal, qualidade do atendimento, informações básicas sobre segurança, combate à exploração sexual infantil e juvenil, programação dos circuitos do Carnaval, funcionamento do Call Center e localização e funcionamento das principais atrações da festa. Os coordenadores atuarão nos mesmos locais dos guias e terão como tarefa de acompanhar e avaliar o trabalho deles, observando a postura profissional, pontualidade, apresentação pessoal e habilidade no trato com o turista. Essa avaliação permitirá a formação de um banco de dados, possibilitando o seu aproveitamento em outros futuros eventos.


GUIAS: Serão distribuídos ao longo do circuito da festa, sendo 240 nos postos elevados da Polícia Militar, 18 no Porto de Salvador, 20 no Aeroporto, 20 na Estação Rodoviária, seis no Ferry-Boat e 60 nos principais hotéis da cidade. O Call Center, que funcionará na Bahiatursa, terá 40 guias, e outros 46 serão volantes. Todos serão identificados pelo uso de uma camisa padrão (azul marinho ou preta) e um boné estampado com a marca Bahia.


ATIVIDADES: Prestar informações aos turistas sobre os serviços que podem usufruir, a exemplo da localização de postos médicos e hospitais, pontos de táxi, terminais de ônibus, postos de juizados de menores, bancos, farmácias e também sobre a programação das atrações do Carnaval, os circuitos alternativos e outras opções de roteiros turísticos. A numeração dos postes de rua pela Emtursa permitirá que os profissionais possam orientar os turistas sobre sua atual localização e a dos serviços existentes ao longo do circuito. Eles contarão com o apoio do Call Center, que terá um serviço de atendimento telefônico 0800, com 10 linhas, sendo duas exclusivas, para atendimento dos turistas.