O Carnaval da Bahia vai contar, pela primeira vez, com um receptivo turístico feito por guias especializados para orientar os visitantes durante a folia. Aproximadamente 450 estudantes universitários, principalmente de Turismo, encerraram, nesta terça-feira (29), as aulas do treinamento de 12 horas feito pela Bahiatursa. Eles serão identificados com camisa numerada e boné em cor escura (preta ou azul marinho), “para que fique bem caracterizado o serviço dentre o colorido dos foliões”, como ressaltou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Os guias vão atuar em todo o circuito, durante todos os dias da festa. Serão 240 trabalhando a partir de postos elevados da Polícia Militar, 18 no Porto de Salvador, 20 no aeroporto, 20 na rodoviária, seis no sistema ferry-boat, 60 nos principais hotéis da cidade, além dos guias que atuarão como volantes. Os trabalhos serão coordenados por outros 50 profissionais. O serviço ainda prevê a implantação de um call center, que contará com 40 guias.

Por entender a importância do receptivo turístico, o governador Jaques Wagner compareceu ao encerramento do treinamento, no Centro de Convenções. “Gostaríamos muito que cada um de vocês carregue, nesses seis dias, o orgulho por representar não apenas o Governo do Estado, mas, sobretudo a nossa gente, a nossa Bahia”, disse o governador aos guias.

Wagner também sugeriu que os jovens não se limitem às atividades de informações turísticas, mas que sejam ao máximo receptivo aos visitantes, “inclusive recomendando, sempre que possível, o uso da camisinha, realizando um trabalho de utilidade pública que, oficialmente, cabe à área da saúde, mas que é, na verdade, um dever de todos nós cidadãos de bem”.

Os 450 guias atuarão seis horas por dia, com salário de 840 reais, incluídas as despesas com transporte e alimentação. “Será também uma oportunidade para desenvolver nossa atividade e atuar no mercado”, afirmou o guia João Nunes, 23 anos, estudante de Turismo. “É uma iniciativa que contribui para a boa imagem da nossa Bahia, ajuda aos turistas e ainda nos dá uma oportunidade de trabalho e crescimento enquanto profissional”, conclui a guia Grasiele Vivas, 27 anos, recém-formada em Relações Públicas.

A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa planejam consolidar o projeto, inclusive durante o São João. “Já será uma forma de nos preparar para a Copa de 2014”, declarou Leonelli. Os 450 guias foram selecionados entre cerca de 3.800 candidatos de forma pública pelo Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur).