O bloco "Os Bonecões", com cerca de 90 bonecos produzidos em papel machê, tecidos e adereços, além de 35 músicos, animaram hoje a manhã do Carnaval do Pelourinho, com a participação de crianças, famílias, turistas brasileiros e estrangeiros.
"Somos do sul da Bahia e estamos surpresos com a alegria e tranqüilidade da festa no Pelourinho", disse Mariza Nunes Ribeiro, que acompanhada de colegas e familiares fazia turismo no Centro Histórico de Salvador e aproveitou para acompanhar o cortejo.
O bloco "Os Bonecões" foi criado pelo artesão, produtor cultural e diretor teatral baiano, Elias Bomfim, há cerca de três anos. "O grupo e oficina de bonecos já existe há 33 anos e utilizo bonecos no carnaval há 26 anos, mas somente há três anos criamos o bloco", afirmou Elias que abria o cortejo com uma faixa que anunciava o grupo.

"É incrível como caretas e bonecos conseguem empatia imediata com adultos e crianças", comentava a enfermeira Maria Clara Rios, que acompanhava a filha Marina de sete anos junto com os bonecos. Embaixo da fantasia estavam jovens entre 18 e 26 anos. "É preciso muita força para carregar esta estrutura", comentou Rodrigo Santos, por baixo de um boneco que representava um rastafari.

O cortejo dos "Bonecões" começou na Rua da Misericórdia e passou pela Praça da Sé, onde arrastou uma multidão de turistas, crianças e familiares. Após o Terreiro de Jesus, o bloco seguiu pela Rua João de Deus, Gregório de Mattos, onde saudou o afoxé "Filhos de Gandhy", seguindo até o Largo do Pelourinho e subindo novamente para o Terreiro de Jesus pela Rua Alfredo Britto.
O bloco "Os Bonecões vão desfilar também amanhã (4) e na terça-feira (5). Cerca de 29 atrações passam pelas ruas do Pelô até à meia-noite de hoje (domingo, 3). Amanhã (segunda-feira, 4) estão previstos mais 29 blocos e artistas também nas ruas do Pelô. Toda a programação do Pelourinho pode ser conferida no site www.carnaval.ba.gov.br.

O Carnaval do Pelô é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em parceria com a Petrobras, através do programa Pelourinho Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Confira as notícias, comentários e galeria de fotos do Carnaval do Pelourinho no site www.carnaval.ba.gov.br, onde estão também o ‘Carnaval Ouro Negro’ e os ‘Artistas Independentes’, todos apoiados pela Secult/Governo da Bahia.