Os dados finais das blitze realizadas pelo Detran no Carnaval de Salvador chegam a 1,4 mil veículos vistoriados. Nas abordagens feitas em parceria com a Polícia Militar, foram registradas 288 infrações, relativas à habilitação do condutor, itens de segurança e documentação do carro.

Trinta e um motoristas tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas – todas estavam com o prazo de validade vencido há mais de 30 dias. Nesses casos, além de ser autuado, o veículo é retido e só é liberado com a apresentação do motorista devidamente regularizado.

Quatro pessoas suspeitas foram conduzidas ao departamento policial mais próximo da blitz, por não possuírem qualquer tipo de documentação – uma foi presa em flagrante por portar habilitação falsa.

Durante a festa, ações educativas aconteceram nos principais circuitos, com distribuição de mensagens e dicas aos foliões, além de brindes. A Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do Detran esteve presente em todos os dias da folia no Passeio Público (Campo Grande), garantindo diversão e orientação ao futuro condutor.

Para o diretor-geral do Detran, Roberto Brandão, as ações do órgão no período carnavalesco refletem a nova visão de fiscalização e educação para o trânsito na Bahia. “Essas ações continuarão sendo praticadas no dia-a-dia, com a continuidade das blitze com a SET, a PM e a Secretaria Estadual da Fazenda e das campanhas educativas do órgão”, disse.