A economia relacionada aos serviços de saúde na Bahia e no Brasil é tema da revista que a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan) acaba de publicar. A revista Bahia, Análise & Dados – Economia da Saúde traz 14 artigos que abordam a utilização, oferta e eficiência de serviços de saúde no Estado e no país, mercado de seguros, desigualdades de acesso, equidade na alocação de recursos, financiamento, gasto e enfermidades. Os trabalhos são escritos por especialistas e pesquisadores brasileiros em economia e saúde pública.

São levantadas as inter-relações entre conceitos e instrumentos da economia e da saúde e as relações entre condições sócio-econômicas e saúde. Os temas atingem “desde questões internas e externas ao setor, conceituais e instrumentais, até abordagens micro e macro econômicas”, segundo o médico sanitarista Sérgio Francisco Piola, Diretor Adjunto da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e autor da apresentação da revista.

Segundo ele, a variedade de artigos reflete o interesse que o tema vem despertando entre os pesquisadores, por ser de grande relevância para a sociedade. A Bahia, Análise & Dados – Economia da Saúde pode ser adquirida ou consultada através da Biblioteca Rômulo Almeida da SEI (Av. Luiz Viana Filho, nº 435, 4ª avenida, térreo, CAB, tel: 3115-4704) e está disponível para download gratuito no endereço eletrônico www.sei.ba.gov.br/publicacoes.