Centenas de famílias residentes nos assentamentos dos municípios de Boa Vista do Tupim, Mucuri, Remanso, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Ibiquera, Itamaraju, Barreiras, Porto Seguro, Prado, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Camacã, Ibirapitanga, Wenceslau Guimarães e Santo Amaro serão beneficiadas, ainda no primeiro semestre deste ano, com a construção de casas de farinha e de sistemas de abastecimento de água.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), será a responsável pela execução dos projetos, que vão reduzir os problemas da oferta de água na região, além de gerar emprego e renda para a população local.

Para garantir a eficiência e transparência na execução dos projetos, a companhia realiza, na segunda-feira (11), das 8h30 às 17h, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia (no CAB), o seminário Execução e Gestão de Convênios, cujo objetivo é transferir para os representantes dos assentamentos atendidos conhecimentos sobre a sistemática de execução de convênios, possibilitando o correto acompanhamento e fiscalização das obras.

Cerca de 40 pessoas, incluindo representantes dos assentamentos beneficiados, participarão do evento, que terá como palestrantes, o diretor executivo e o superintendente da CAR, Paulo Cezar Lisboa e Emilson Piau, respectivamente, o coordenador do núcleo de capacitação do Programa Produzir, José Carlos Santana, e uma dirigente do Movimento dos Sem-teto.
Para Santana, o seminário é um modo de dar transparência ao processo de execução dos projetos e uma oportunidade para população beneficiada controlar sobre o que está sendo feito. Durante o encontro, serão apresentados os programas executados pela CAR, a sistemática de execução dos convênios, as propostas de gestão de sistema de abastecimento e de casa de farinha, com a formação de grupos de trabalho que abordarão o regulamento de uso dos projetos desenvolvidos pela companhia.