Com o objetivo de beneficiar os produtos da mariscagem e possibilitar melhorias nas condições de higiene e trabalho das marisqueiras da Baía de Todos os Santos, a Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), conclui nesta quarta-feira (13), a primeira capacitação do “kit marisqueira”, na Colônia de Pescadores de Acupe, em Santo Amaro.

Levando em consideração a sobrecarga que acarreta problemas de saúde nas marisqueiras, como dores nos membros e na coluna, decorrentes da má postura durante o ato de mariscar, a empresa distribuirá, a partir de abril, 85 kits marisqueiras que são compostos por uma bancada com pia e outra para catação, um eco-fogão, jogo de panelas e escorredor, além de outros materiais que facilitarão a vida dessas trabalhadoras. As mulheres trabalham sempre curvadas, sem flexionar os joelhos, por aproximadamente quatro horas, na baixa maré.

A ação faz parte do Plano de Fortalecimento da Pesca e Aqüicultura da Baía de Todos os Santos, que tem como meta fortalecer e ordenar o setor pesqueiro da região. O plano pretende ainda, resgatar a importância da pesca artesanal e das condições de vida da população de pescadores, além de minimizar os impactos ambientais e introduzir a pesca na aqüicultura familiar.

O plano consiste também em investimentos para recuperação das colônias, construção de unidades de beneficiamento de pescado, distribuição de GPS, criação e laboratório de bijupirá e um Programa de Gestão Social, como a assessora de gestão social da Bahia Pesca, Tâmara Azevedo.