A diretoria e a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante do Hospital Geral Roberto Santos promovem, amanhã (14), das 8 às 12h30min, no Centro de Estudos da instituição, um curso de capacitação em doação de órgãos, com o objetivo de capacitar os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de laboratório, coordenações de enfermagem e diretoria médica da unidade hospitalar, para a captação e doação de órgãos. Estão sendo oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas na coordenação de enfermagem da UTI geral do HGRS.
O curso será aberto pelo diretor da unidade, Sebastião Mesquita. Em seguida o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, realizará palestra sobre a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia.
A programação prevê ainda a abordagem de questões como o processo de doação de órgãos, o diagnóstico de morte encefálica, a manutenção do potencial doador, assistência de enfermagem ao potencial doador, aspectos médicos e legais da doação de órgãos e transplante e entrevista familiar para doação.
A promoção do curso é mais uma das medidas adotadas pela diretoria do HGRS visando ampliar as atividades de transplantes no estado, entre elas, a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante, que já trouxe resultados positivos – nos últimos seis meses, foram registradas seis (6) doações de múltiplos órgãos e 25 de córneas na unidade hospitalar.