A Bahia foi o primeiro estado a reagir à curta temporada da alta estação, reduzida pela realização do Carnaval entre o final de janeiro e início de fevereiro. Sábado (16), a Secretaria de Turismo colocou em prática o programa batizado de Espicha Verão, cujo carro-chefe é o projeto Praia 24 Horas. Em um dos principais cartões-postais de Salvador, a praia do Porto da Barra, foram realizadas, de 8h da manhã de sábado até às 8 da manhã deste domingo, uma série de atividades culturais, inclusive shows em um palco flutuante no mar.

“Uma idéia fantástica dos órgãos de turismo da Bahia que mostram que o estado, mesmo após o Carnaval, continua em clima de festa”, declarou a advogada paulista Carmen Magro, uma das turistas presentes ao primeiro dia do projeto, em que foram homenageados dois baianos ilustres: Dorival Caymmi e Jorge Amado. “Muito bonito e interessante”, completou o casal chileno Marialy Muñoz e Miguel Angel Barrios, que não paravam de fotografar.

Grupos folclóricos e de samba desfilavam na rua em frente à praia, trazendo bonecos e personagens que faziam alusão às histórias e canções dos homenageados. Na areia da praia, baianos e turistas, muitos ainda vestidos ainda com roupa de banho mesmo ao anoitecer, aproveitaram os shows dos sambistas Edil Pacheco e Mariene de Castro. Entre as atrações mais aguardadas da noite, também no palco flutuante, os shows da cantora Vânia Abreu e dos convidados especiais Danilo e Alice Caymmi.

“Cheguei aqui cedo e fiquei para ver o belo pôr-do-sol do Porto que já é uma atração à parte e não resisti ao banho de mar sob a luz da lua ainda com música ao vivo da melhor qualidade”, contou a arquiteta Adriana Diniz, uma das que aproveitaram aos shows de maiô, no melhor estilo do Verão.

Feira de gastronomia e artesanato, além de cinema no Forte – com filmes inspirados na obra de Jorge Amado, contando na trilha sonora com músicas de Caymmi -, ainda completaram a programação que, durante o dia, contou com atividades esportivas e recreativas.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o primeiro sábado do projeto foi um sucesso. “A intenção é mostrar que, além da alegria do axé do Carnaval, temos outras importantes manifestações culturais e artísticas que também nos transportam para um clima de festa e entretenimento que serão estendidas até o final do verão, esticando o chamado período de alta estação para o setor de turismo, mas também presenteando os baianos com a valorização de sua cultura”, explicou.

Bossa Nova e Tropicália

No próximo sábado (23), o tema do Projeto Praia 24 Horas será os 50 anos da Bossa Nova. No encerramento, no dia 1º de março, serão homenageados os 40 anos da Tropicália. “É um projeto que mostra a visão do setor do turismo da Bahia e representa mais uma honra aos homenageados”, concluiu o advogado João Jorge Amado, filho de Jorge Amado. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, também participou do evento. Para saber sobre a programação do projeto, basta acessar ao site: www.bahia.com.br.