LOCAL: Município de Presidente Tancredo Neves, na região Litoral Sul, a 261 quilômetros de Salvador.
DATA: 19.02.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 8h



O QUE É: Visita ao Projeto Mosaico – Paisagem Sustentável do Ambiente Costeiro – Marinho do Baixo Sul da Bahia , a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), ao Campo Experimental de Mandioca da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao Portal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETO MOSAICO: É uma iniciativa da Fundação OndAzul, financiada pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente. Objetiva principalmente apoiar iniciativas participativas de produção sustentável e de organização sócio-produtiva, conciliando modos de produção tradicionais e estimulando a geração de renda em comunidades. São apoiados modelos de econegócios (atividades produtivas que não destruam o meio ambiente, que conservem o conhecimento tradicional e a cultura local com a implementação de Arranjos Produtivos Locais Conservacionistas). Podem ser executados por grupos organizados de pescadores, marisqueiros, extrativistas e agricultores familiares. Sua área de atuação abrange 14 municípios (Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Pecanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Maraú, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga, Teolândia, Ubaíra e Jequiriçá). A expectativa é que, ao final do projeto, a comunidade regional possa disseminar os modelos de negócios apoiados, promovendo desenvolvimento local com conservação e sustentabilidade ambiental no Baixo Sul.

COOPATAN: Conta com uma fábrica de farinha, capaz de produzir 20 toneladas por dia, e uma unidade de beneficiamento, para agregar mais valor à mandioca (já que a fécula é mais cara que a farinha). A estrutura beneficia 1,8 mil famílias de produtores da região. A cooperativa aplica as técnicas de cultivo da raiz desenvolvidas pela Embrapa no campo experimental.

CAMPO EXPERIMENTAL: Localizado na Fazenda Novo Horizonte, é o maior da Embrapa de demonstração de tecnologias para a mandiocultura. Lá são desenvolvidas, aplicadas e divulgadas novas técnicas para a plantação e o manejo. Os alunos da Casa Familiar Rural (CFR) são o principal público-alvo e os divulgadores das iniciativas.

CASA FAMILIAR RURAL: Situado no mesmo local que o campo da Embrapa, é um centro de formação de pequenos empresários rurais que oferece ensino integrado de teoria e prática para jovens entre 14 e 21 anos. No curso que equivale ao ensino médio e possui três anos de duração, os alunos aprendem o cultivo e manejo de diversas culturas, além de contarem com cursos de informática e gestão. Como estudam em regime de alternância, permanecendo um período na CFR e outro em casa, eles levam para a comunidade as técnicas aprendidas. O projeto é desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides) e Associação de Municípios do Baixo Sul (Amubs).

PORTAL: É o marco de conclusão da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da APA do Pratigi, que tem o objetivo de conservar a biodiversidade e os recursos naturais da mata atlântica no estado, aliado à geração de trabalho e renda e à ocupação disciplinada do solo da região. O plano faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul (DIS Baixo Sul). A Bahia possui 12% do seu território constituído em APAs, quando a recomendação da ONU é de 10%. Com uma área de aproximadamente 86 mil hectares, a do Pratigi é considerada a maior área remanescente de mata atlântica do estado. Está distribuída entre os municípios de Igrapiúna, Nilo Peçanha, Ituberá, Ibirapitanga e Piraí do Norte e contém a nascente de cinco importantes rios da região: Rio Juliana, do Peixe, Burizinho, Braço Norte e Rio do Meio.

DIS BAIXO SUL: Desenvolvido desde 2003 pela Fundação Odebrecht em parceria com o Governo do Estado e outras entidades, o programa envolve 11 municípios e atua em quatro eixos básicos: capital produtivo, humano, social e ambiental. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioecômico de áreas rurais, por meio de produção integrada das cadeias produtivas.