Empresas e instituições de ciência e tecnologia receberão investimentos de R$ 100 milhões até 2010 na Bahia. O aporte foi oficializado pelo governador Jaques Wagner numa solenidade realizada nesta terça-feira (19) na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Os recursos serão disponibilizados por meio de quatro editais públicos, dos quais três abertos hoje, além do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec).

De acordo com o governador, esse montante deverá ser ampliado. “Vamos continuar buscando recursos para investir em inovação tecnológica como forma de inclusão social da nossa população”, destacou. Wagner citou que, a partir da inovação, as empresas podem melhorar seus produtos, ganhando novos mercados e garantindo melhores empregos.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ildes Ferreira, as áreas de CT&I estão vivendo um momento ímpar na Bahia. “Estamos cada vez mais empenhados na atração de investimentos federais. Isso inclui a nossa busca por fazer com que sejam revistos os critérios para a distribuição de recursos para os estados, principalmente porque o Nordeste e o Norte precisam de mais incentivos”, afirma.