Cerca de 1.200 pessoas devem participar do Seminário Segurança e Saúde no Trabalho a ser realizado em nove municípios do Vale do Jacuípe pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Agência de Desenvolvimento Regional Vale do Jacuípe. O evento integra o programa de ações educativas desenvolvidas pela Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação da secretaria, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

O primeiro encontro será em Capela do Alto Alegre, na terça-feira (26), no centro cultural da cidade. Os demais acontecerão em São José do Jacuípe (27), Capim Grosso (28), Mairi (29), Ponto Novo (1º de março), Quixabeira (11), Várzea do Poço (12), Serrolândia (13) e Várzea da Roça (14).

Trabalhadores, lideranças comunitárias, sindicais e de associações vão debater temas como segurança e saúde do trabalhador, direitos previdenciários e doenças ocupacionais.

A iniciativa conta com o apoio da Fundacentro/MTE, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), além dda Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Diversas entidades sindicais e comunitárias também colaboram no trabalho de mobilização local.