Com cerca de R$ 1,2 bilhão para aplicar até 2010, a Embasa, empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está licitando 55 obras para melhoria dos serviços de abastecimento de água e ampliação do esgotamento sanitário na capital baiana, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e cidades do interior, dentro do programa Água para Todos.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo a empresa, foram publicados 55 editais de licitação para execução de obras de ampliação e implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no estado. Estão previstas nos editais ações de melhoria no abastecimento de Salvador e RMS para acabar com as irregularidades no fornecimento de água em áreas críticas.

Há também os editais para ampliação de sistemas de abastecimento de água em Conceição do Coité, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Eunápolis, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim e Serrinha.

“Em parceria com o governo federal, estamos fazendo um investimento inédito em saneamento. Para isso, organizamos a área administrativa da empresa, resolvemos problemas de material e equipamentos e atualizamos muitos projetos para captação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, disse o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.

Mais bacias e ligações domiciliares

Para a capital baiana, constam a implantação de mais três bacias de esgotamento nas áreas próximas a Águas Claras, Cambunas e Trobogy e o aumento de ligações domiciliares no sistema de esgotamento de Salvador, para aumentar a cobertura de atendimento com coleta de esgotos e despoluir os rios da cidade.

Nas ilhas da Baía de Todos os Santos (Bom Jesus dos Passos, Frades e Maré), redes de coleta e destinação adequada de esgotos domésticos vão ser implantadas. A ampliação do esgotamento de municípios na zona de influência do Rio Paraguaçu e da Baía de Todos os Santos também integra o escopo de alguns dos editais já publicados.

Itaparica, Vera Cruz, Maragogipe, Candeias, Muritiba, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Félix, Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana estão entre os municípios contemplados. Oliveira destacou ainda o cumprimento do prazo nas obras do PAC. “Obedecemos rigorosamente a todas as etapas do processo, para que se dê de forma transparente e responsável”, explicou.

Qualidade de vida

Os editais para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Camaçari e Simões Filho também já foram publicados, e essas ações, afirmou o presidente da Embasa, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos dois municípios, como também para a preservação ambiental do Rio Joanes, importante manancial de Salvador e região metropolitana.

No interior, os editais publicados prevêem obras de ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em Guanambi, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Tucano, Barra do Choça, Itamaraju, Jequié e Porto Seguro.