A aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente oferecido gratuitamente aos servidores do estado e à população em geral pela Universidade Popular das Águas, da Superintendência de Recursos Hídricos (Unihidro/SRH), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será ministrada às 8h de amanhã (28), no auditório da superintendência, no Itaigara.

Nove professores do mestrado estarão presentes para fazer uma apresentação do curso. Ainda pela manhã, serão escolhidos os orientadores dos trabalhos de pesquisa, que são centradas em desenvolvimento regional e meio ambiente, com enfoque na gestão de recursos hídricos.

À tarde e à noite, começará o primeiro módulo prosseguindo na sexta-feira, com a abordagem da temática “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: Fundamentos”. Esse é o segundo mestrado implementado pela Unihidro/SRH na atual gestão. O primeiro, que está em andamento, é o de Modelagem das Ciências da Terra e do Ambiente, fruto de convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Além dos mestrados, a Unihidro/SRH e a Uefs também oferecem a Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com a participação de 23 estudantes ligados a órgãos estaduais e também à sociedade civil (Comitês de Bacias, Ongs, comunidades tradicionais e outros).

O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, disse que o estado trouxe para a áreas de meio ambiente e recursos hídricos, um mestrado de alta qualidade, com professores com titulação, avaliação CAPS 4 e possibilidade efetiva de reflexão e produção acadêmica sobre as águas, contribuindo para qualificar a sociedade e os servidores estaduais.