Responsável pela geração de renda para milhares de famílias do Território do Sisal e pela movimentação anual de R$ 19 milhões, o Projeto Associação de Produtores Rurais do Município de Valente (Apaeb), contará com o apoio do Governo do Estado para superação da crise gerada pela estiagem que está castigando o semi-árido baiano.
O suporte técnico e financeiro foi discutido hoje (29), pelos secretários Ronald Lobato (Planejamento) e Ildes Ferreira (Ciência e Tecnologia), e o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Petitinga, em visita ao município de Valente.
A questão é que a Apaeb, segundo o seu presidente, Misael Lopes, já empregou mais de 900 trabalhadores e chegou a produzir 80 mil metros de fibra por mês, contribuindo significativamente com a economia local. Afetada por defasagens cambiais (o quilo do sisal custa R$1 e o dólar para exportação R$1,68) e estiagens prolongadas, a entidade reduziu a produção pela metade.
De acordo com Lobato, devido à importância da entidade para o território, a idéia agora é construir um plano de superação da crise, que garanta a retomada da produção ,sem que a entidade perca a auto-suficiência que a caracteriza desde a sua fundação há 28 anos.
A visita aos territórios tem como objetivo conciliar ações do Governo com iniciativas da sociedade civil, visando o fortalecimento de cadeias produtivas e o combate à pobreza no semi-árido. Além de Valente, a comitiva esteve em Serrinha, onde participou de uma reunião com representantes da sociedade civil, prefeitos e vereadores dos territórios do Sisal, Vale do Jacuípe, Portal do Sertão e Semi-árido Nordeste II.
A estiagem foi um dos principais temas do encontro, em que também foram abordados a recuperação das rodovias e os planejamentos municipais que serão construídos em parceria com a Secretaria do Planejamento para definição de ações localizadas.
Em Valente, a comitiva visitou as unidades produtivas da Apaeb, percorrendo, além da fábrica de tapetes e carpetes, que gera 600 empregos diretos e produz 40 mil metros de fibra por mês, a unidade que beneficia 700 litros de leite de cabra por dia, envolvendo 16 mil famílias na produção de leite, iogurte, queijo e doce.
Na Casa Brasil, sede da entidade, houve uma audiência com as integrantes da Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (Cooperafis). “Somos 122 mulheres com uma renda mensal de R$ 150 gerada a partir da produção artesanal e sabemos da importância da Apaeb para o nosso trabalho”, declarou Elione Alves.
O presidente do Sindicato dos Produtores de Fibras, Wilson Andrade, acredita que o sisal tem espaço nos mercados nacional e internacional e que essa viabilidade do segmento já justifica a busca de formas de apoiar a Apaeb, que é um importante projeto para Valente e toda a região.
O governo do Estado também vai subsidiar os produtores de sisal com 200 máquinas desfribiladoras com tecnologia adequada para o beneficiamento da fibra. De forma mais segura. Os equipamentos, desenvolvidos em parceria da Secti/Fapesb com a Ufba, deverão ser entregues aos produtores a partir do segundo semestre deste ano.